Frase de amigo

"Repaginou o Blog. Repaginou a vida." - Silvio Afonso

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Bandeja com aplicação de Marchetaria by Brechó - ANTES

Photos by Nadja P.

Olá gente bonita!

Hoje trouxe uma peça que comprei no Brechó.
Uma Bandeja de madeira com aplicação de Marchetaria, Anos 50.
As asas coladas na peça me causaram tristeza, confesso! 
    Na verdade, comprei a bandeja por conta da Marchetaria aplicada nas laterais e também por ser antiga, típica dos Anos 50, um "mimo vintage", diria. 
   Assim que desmontei a peça me desfiz das asas...




Marchetaria
    
    É o tipo de arte feito na madeira que a gente não vê mais e da qual 
  aprecio muito. Quando desmontei a Bandejinha, surpresas. Querem ver? 
   Vamos lá! 
   É uma viagem ao passado... 



    Assim que removi o fundo que já estava mais pra lá do que pra cá, encontrei algumas folhas de jornais velhos...




10 de Outubro de 1967 

Eu tinha apenas 04 anos de idade...



 Naquele tempo escrevia-se a palavra 'governo' com acento circunflexo na letra 'e'. 
São tantas mudanças ortográficas... 
Só ortográficas, não é? 
Porque os governos continuam os mesmos! 
Uma bela porcaria, vale dizer.


Sim, existia o partido da ARENA!
Mas o povo preferia o PMDB...


Móveis Jules Decorações, Rua Augusta 81
Não existe mais, com certeza!


  A profissão de DATILÓGRAFA também existia, assim como de Taquígrafa
E pensar que estudei Taquigrafia...hehehe
Eita, coisinha chata!


 Olhem só, Passador-imersor de chá em prata 90 
e Aparelhos de jantar - porcelana fina japonesa. 
"Chic no úrtimo", minha gente!
Será que a Dna. INÊS, citada no anúncio acima, ainda está viva?
Vou tentar ligar pra ela! :-)



 Nesta semana ainda mostrarei o DEPOIS 
da Bandeja, ok?

Linda semana a a todos!




Viva  Primavera!

"A felicidade é composta de pequenos prazeres"

Charles Baudelaire

22 comentários:

  1. Olá querida Nadja! Muita paz e boa semana...
    Estive fora no fds... Estive olhando os seus posts anteriores, JOIAS!
    Bacana o de hoje e traz vivas recordações e reflexões... "A felicidade é composta de pequenos prazeres!" C Baudelaire. Frase BONITA!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anete!

      Muito obrigada, amiga!
      Desejo o mesmo a você!
      Recordar é viver! Como disse sempre traz reflexões entre um tempo e outro.
      A felicidade...
      Não precisa muito, não é?
      Nem sempre o muito é certeza de felicidade!

      Linda semana!

      Bjksss

      Excluir
  2. Que lindo pos! Adorei os pedaços dehistória nesse jornal antigo! Legal poder revisitar o passado assim inesperadamente! Adorei e vamos esperar a bandeja! beijos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Chica!
      Pois é, eu não esperava, tudo foi uma grande surpresa para mim!
      Sem dúvida!
      Esses lances provocam euforia na gente...rsrsrs
      Ah, sim! Acho que vai gostar do DEOIS!

      Linda semana!

      Bjksss

      Excluir
  3. Amiga! Que achado foi esta bandeja! Também fiquei triste pelas azinhas!! Que maravilha este pedacinho da historia que você encontrou!!Estou louca pra ver a bandeja pronta!!!!Bjossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi mesmo, Cacau!
      E quem vende essas peças na maioria das vezes desconhece o seu valor.
      Sorte de quem acha...hehehe
      Mostrarei nesta semana!

      Bjksss

      Excluir
  4. Amiga eu esqueci de te perguntar.
    Como está o chico?
    bjosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cacau,

      Chico está bem, graças a Deus!
      Continuo alimentando-o diariamente 02 vezes ao dia. Depois enviarei a foto dele no seu e-mail
      Está cada dia mais apegado a mim e eu apegada nele.
      Parte do dia fica no interior do condomínio onde moro e à noite vai dormir na casa abandonada.
      Aqui existem muitos gatos, nascem e crescem, não existe a preocupação de um controle por meio da castração.
      Já conversei com a síndica, mas ela se mostrou indiferente.
      No final alguns moradores colaboram, alimentando os gatos na área exterior, pois dentro do condomínio é proibido alimentar os gatos, sujeito à multa pesada.
      Por enquanto não posso adotar o Chico...
      Quando ela partir, se eu estiver viva e o Chico idem, darei um jeito de pegá-lo para mim.
      Se não for ele, adotarei dois gatinhos, algo que não falta aqui...
      Obrigada!
      Acabei de voltar de minha visita ao Chico...
      Falei de você a ele, disse que a Cacu perguntou, coisa e tal.
      Ele comeu um pouco e depois retornou ao condomínio comigo. Anda do meu lado, aparece até um cachorrinho.
      Quando chega num determinado ponto, ele desaparece entorno dos prédios.
      Hoje consegui encostar meu rosto sobre o dele. Foi muito bom!
      Ele dá barriguinha para mim, veja só que confiança já tem!
      Todo dia a quando nos despedirmos, depois de namoramos bastante, peço a Deus que o proteja de todo o mal.
      Não somente ele mas TODOS os animais do mundo que estão à mercê das maldade humana.

      Bjksss

      Excluir
  5. Oi Nadja, sempre querida e dando aquela força, rsrs.
    Obrigada, uma otima semana pra você!
    Bjos
    MaryArt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mary!

      Nós blogueiras e amigas temos que dar uma força a outra!
      Senão o encanto do contato virtual deixará de existir!
      Eu é que agradeço a sua visita!

      Linda semana!

      Bjksss

      Excluir
  6. Que achado em Nadja? Me diverti muito com você e este jornal...
    Quero ver a bandeja repaginada, ta bom?
    Bjs
    Vania

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem contei metade da história...hehehe
      A hora que vi essa bandeja na minha frente, bati os olhos e vi o que era.
      Porém, como não querendo nada, perguntei qual era o preço dessa "bandejinha", tipo, essa coisinha feia.
      A mulher olhou, olhou e disse: Ah, cinco reais, tá bom?
      Pra quê pechinchar, amiga?
      É preciso ser esperta essa hora, viu?
      Papai Salim que o diga!
      KKKK
      Ah, sim! Mostrarei assim que estiver pronta!

      Linda semana!

      Bjksss

      Excluir
  7. Q/ saudade Nadja...mas n foi esquecimento não,são exames pré-operatório. Tbm gostei da bandeja,mas nunca teria sua coragem de abri-la embora os achados (jornais) me enchem os olhos,colocaria todos em molduras...amooo um livro velho, fotografias velhas enfim oq tem história. Posso te enviar meu email ou vc envia o seu,sou do tempo de cartas rsrsrs! Uma semana maravilhosa p/ ti. Abços Afetuosos Maria Morais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia!

      Espero que não seja nada grave!
      As asas das borboletas coladas no interior do tampo me incomodaram bastante...
      Não gosto deste tipo de arte, acho bizarro!
      Infelizmente os jornais cheiravam mofo...
      Eu já gosto de fotografias e revistas antigas, jornais não ligo muito, viu?
      Meu e-mail é: nadjaprado@yahoo.com.br
      Fique à vontade!
      Mas aviso que sempre esqueço de conferir a minha caixa postal...
      Se puder avisar antes, ficarei agradecida!

      Obrigada!

      Linda semana!

      Bjksss

      Excluir
  8. Nadja, adorei
    essa postagem!
    mandou bem pra caramba.
    Linda semana!
    Bjins
    Catiaho Alc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cathia!

      Saudade de você, mulher!
      Obrigada!
      Obrigada!
      Linda semana!

      Bjksss

      Excluir
  9. Nadja, adorei, alias, adoro amigas criativas!
    O meu padrinho fazia lindíssimas e trabalhosas caravelas de madeiras.
    Um tio fazia trabalhos talhados em madeira. Adorava ver tudo aquilo.
    Acho que temos idades proximas, por causa das lembranças que vc colocou aqui.
    Eu tambem estudei taquigrafia, mas como nunca usei, não me lembro de nada.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sissym!
      Você ainda não fui a Bandeja DEPOIS...
      Ficou linda!
      Amanhã postarei, com certeza!
      Eu curto muito trabalho em madeira, sabe?
      Entalhes, esculturas, mobiliário, enfim, tudo é lindo para mim!
      Quando estive em Porto Seguro comprei a réplica da Caravela...
      Nem sei aonde vou parar essa peça!
      Peça feito por um artesão local, homem simples, rústico até!
      Mas dono de um talento incrível!
      Imagine, você é bemmmm mais nova do que eu, não é não?
      Eu tô com 50 anos, amiga...hehehe
      Eu lembro alguma coisa, mas nem meu nome consigo escrever mais...KKK

      Linda semana!

      Bjksss

      Excluir
  10. Oi lindona !!
    que viagem heim ?
    Tambem fiz taquigrafia , mas nao sei nem escrever meu nome mais..kkkkkk!
    Na epoca era materia obrigatoria na escola , nao tive como correr, fiz datilografia tambem mais isso foi muito tempo antes ..kkkk! Caraca to ficando velha ..putz!
    Quer ver logo essa bandeja heim !
    Bjkas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mônica!

      Pois é, eu nem imaginava que havia isso no interior da Bandeja!
      Taquigrafia...
      Então você é do meu time...KKK
      Eu aprendi numa escola de Taquigrafia mesmo a pedido do meu pai.
      No caso, a Datilografia foi mais útil!
      Ah, sim, daqui a pouco vou postar o DEPOIS.

      Bjksss

      Excluir
  11. Oi Nadja estava um pouco ausente da Net. Problemas com a própria, ou o computador, Penso q devo está com problemas de queda de energia, Pois meu cai o tempo todo, a minha rua agora virou comercio, construíram dois prédios com muitas lojas, que chamam de Galeria Center e outro de Center Shooping, fora as ruas próximas. Então faz um tempinho q começou essa queda brusca q desliga o computador fiquei pensando q foi depois da inauguração dessas lojas, Não sei como vai ficar, estou vindo aqui de madrugada e ainda não caiu, tá vendo? as lojas estão fechadas... Vi o seu recadinho lá no meu cantinho, e amei, também tava com saudades. Bela postagem cheias de recordações, Fiz curso de Datilografia... amei qd fiz através dela consegui logo emprego, meu primeiro emprego Escrituraria,.. Há já saiu minha aposentadoria, trabalhei 35anos. bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nal!

      Bom saber de você!
      Fiquei preocupada com seu sumiço, pois a gente sempre pensa o pior, não é?
      Aqui também ocorre muita queda de energia, dá uma raiva, viu?
      Eu tenho saudade dos tempos da máquina de escrever, era tão gostoso!
      Que legal! Então você já se aposentou?
      Meu marido também é aposentado, gosto disso, pois sobra mais tempo pra gente passear e fazer as coisas juntos.

      Bjksss

      Excluir

"Abra teu coração ou eu arrombo a janela"

"Abra teu coração ou eu arrombo a janela"
Chico Buarque