Frase de amigo

"Repaginou o Blog. Repaginou a vida." - Silvio Afonso

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Passeando por aí... - Final


Photos by Nadja P.

Estância Turística de Itu/SP... 




Berço da República, terra do pintor 
Almeida Júnior e dos exageros.
Costumo comparar as cidades que visito com os 
tipos de pessoas.
Itu para mim é uma "senhora tradicional", quatrocentona, cuja austeridade é a sua principal característica.
   Educadíssima, vale ressaltar!
Nosso passeio finalizou aqui, nesta cidade simpática e histórica.


Casa Imperial

Parada obrigatória.
Amo essa residência
Tudo me cativa: as telhas, as janelas, a porta, 
o gradil de ferro fundido e até suas cores atuais.



Igreja Bom Jesus


Quando a gente deseja conhecer a história de uma cidade o melhor a fazer é visitar o 
Centro Velho ou Centro Histórico.
Itu reúne muitos prédios centenários!

Antiga Fábrica de Tecidos São Luiz





Janelas antigas e outros detalhes

Uma de minhas paixões... 




Doçaria A Senzala


Residências lindas



Uma amiga disse que amou essa "Casinha amarela" (1890).
 Eu também amei bem como o portão que existe na "Casinha cinza", à esquerda.
Disse então: Olha só, casinhas pequenas com apenas uma porta e uma janela na fachada, 
mas quão graciosas são!


Casarios










Azulejos portugueses


Antiquários 





O que a gente mais encontra em Itu são os Antiquários, repletos de peças lindas e originais, antiguidades maravilhosas! 

       Os proprietários não gostam que fotografamos as peças, entendo, já que muitas são obras valiosas. 

 E poderão despertar os olhos de gente mal intencionada, que vive de roubar e comercializar o que não é seu.

Mas eles liberam outras...





E falando nisso, olhem só que charme esse Manequim luminária e os Carreteis de louça!



 É possível também encontrar Cantinhos estilosos, voltados ao Artesanato & Artes Plásticas.








Gastronomia nota 1000!



Bar do Alemão de Itu nasceu exatamente aqui,
em 1902.  
Lugar onde é servido o
Filé à Parmegiana mais gostoso do Brasil daquele da gente comer ajoelhada (o), 
deitada (o), em pé, ou seja, de qualquer jeito.



Cidade dos Exageros

Eu não vou escrever nada sobre isso. 
As imagens falarão por mim.
KKK








 Finalizo esse "Post de Itu", agradecendo a atenção de todas vocês! 





E aproveito para desejar um...

16 comentários:

  1. Que legal este passeio! Nunca fui Á Itú mas tenho um carinho pela cidade, pois minha vó visitou quando eu era criança e trouxe algumas lembranças de lá, como uma borracha, que tenho até hoje. Que construções maravilhosas, amei todas! O que é a antiga fábrica de tecidos hoje? Que venham muitos passeios em 2015! Obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tiane!

      Foi mesmo! A gente curtiu bastante, viu?
      Que legal! Saiba que muitas coisas continuam grandes por lá!
      Então, nesta antiga fábrica em alguns galpões funcionam alguns Antiquários.
      Em outros há o comércio voltado ao comércio de Artesanato e os demais estão praticamente vazios.
      Assim espero, porque foi um ano corrido para mim, sabe?
      Mas com a chegada do netinho nossas atenções estarão voltadas para ele.
      Eu é que agradeço sua visita!

      Linda semana!

      Bjksss

      Excluir
  2. Como um passeio pela parte antiga de uma cidade me fascina ,tbm gosto mto de janelas (ões) e oq dizer das fachadas...encantamento puro. Realmente a residência imperial sem duvida é bonita e bem preservada , mas as outras claro tem suas belezas, enfim prazeroso demais chegar aqui e encontrar fotos de encher os olhos e ainda aprender um pouquinho de cada lugar. Mto obg. Nadja . Abços Mª Morais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há muitos encantos nas pequenas cidades também, Bia.
      Cada uma tem sua própria beleza e encanto.
      Eu é que agradeço sua visita!
      Linda semana!

      Bjksss

      Excluir
  3. Nadja...hoje festeja-se o Dia do Fotógrafo...o seu dia...parabéns pelos belíssimos olhares!!!
    Bj amigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Graça!

      Puxa, que legal!
      É o nosso dia...
      Obrigada!

      Linda semana!

      Bjksss

      Excluir
  4. O passeio foi mesmo bonito! Gostei de estar junto acompanhando os detalhes...
    As casa de fachadas pequenas, geralmente são bem grandes por dentro, né? Estou lembrando de algumas que já conheci...
    Bom fim de semana! Beijos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi muito gostoso, Anete!
      Passear em família é gostoso, a gente divide nossas impressões antes e depois.
      Sim, essas casas embora pequenas na fachada, geralmente, são compridas.
      E bem divididas.

      Linda semana!

      Bjksss

      Excluir
  5. Oi Nadja lindo passeio, amei ver tudo isso, Itu tem fama de ter tudo muito grande. belas fotos e imagens
    vc coloca tudo bem gostoso e detalhado. Muito bom. Um abraço amiga, esperando o Alvinho com carinho. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nal!

      Obrigada!
      Verdade, sua fama é bem conhecida.
      Acho que deveria trabalhar como sua turística, viu? Rsrsrs
      Estamos aqui ansiosos pela sua chegada!

      Linda semana!

      Outro abraço para você!

      Bjksss

      Excluir
  6. Adorei ir a Itu Comvc, não fazia ideia que é uma cidade tão bonita e tão cheia de tesouros. O meu imaginário de Itu era os exageros! As casas históricas são lindas e nos fazem sonhar. Vc além de gostar de janelas, é como eu, gosta também de olhar para o interior da casa dos outros através delas! As fotos e as cores estão demais! bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Val!

      Itu é uma graça assim como a maioria das cidades pequenas do meu estado.
      Sim, e se deixar eu entro para visitá-la como se deu nos cafundós de Maceió numa casinha de pescadores.
      Gosto de ver como as pessoas vivem, sabe?
      Aprecio ver o seu mundo!
      Obrigada!

      Linda semana!

      Bjksss

      Excluir
  7. Quantas coisas lindas lá, além dos exageros,rs bjs praianos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Chica!
      Boas férias e aproveite bastante!

      Lindos dias!

      Bjksss

      Excluir
  8. Olá Nadja, tudo bem contigo? Sou de sua fotografia. Itu é uma cidade linda, cheia de cores e formas que nos enchem os olhos e como você disse que a fotografia aumentou sua percepção, creio que sim, pois seus clics são detalhados, mostrando-nos como realmente é. Então, hoje eu e o Bem estivemos aí, pertinho de você, no Parque das Águas e registrei entre tantos que apreciamos, um painel do seu amado Ênio. Vim te avisar que coloquei em minha postagem de hoje. Um lindo fim de sábado e um domingo maravilhoso. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dirce!

      Obrigada!
      Fiquei feliz ao saber de sua visita no Parque das Águas, mas fiquei triste por não ter me avisado.
      Amei suas fotos!
      Viu os mosaicos? Sempre que os vejo, lembro de você.
      Ah, a foto do Maridão continua lá! Rsrsrs
      Espero que volte outra vez e daí me avise, hein?


      Linda semana!

      Bjksss

      Excluir

"Abra teu coração ou eu arrombo a janela"

"Abra teu coração ou eu arrombo a janela"
Chico Buarque