Frase de amigo

"Repaginou o Blog. Repaginou a vida." - Silvio Afonso

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Insulina vegetal

Photos by Nadja P.

Insulina vegetal

Gente...  
 Eu ia postar outro assunto, mas é que encontrei essa planta durante a minha "sassaricação" pelo centro de minha cidade, ontem, então decidi falar a respeito.
  O que chamou a minha atenção à primeira olhada foi a "cortina natural", formada pelos cipós que decoram a entrada deste Estacionamento.
Nos meus 52 anos de idade, todos eles morando 
na mesma cidade, juro, é a primeira vez que vi essa espécie! 
E olha que sempre passei aí...
Cliquei a planta e fui perguntar ao funcionário qual era o nome dessa espécie exótica, algo que ele respondeu prontamente:
- É Insulina, boa para diabetes.
O quê? Tá, ouvi direito? - pensei novamente. 
Depois que inventaram o Google tudo ficou mais fácil...
Fui pesquisar.

Insulina vegetal

Trata-se de uma planta da família das Vitaceae, que também é conhecida pelos nomes de mãe-boa, cipó-pucá, cipó-puci, achite, anil-trepador, caavurana-de-cunhan, cipó-da-china, cortina-japonesa, diabetil, proeza-japonesa, tinta-dos-gentios, uva-brava, uva-do-mato.
Além de ser muito conhecida para o tratamento de diabetes, também é utilizada para combater outros males, como reumatismo, abscessos, má circulação, inflamações, beribéri, derrame,problemas de coração (taquicardia, hidropisia, abaixar a pressão arterial), derrame, problemas estomacais, hemorroidas, entre outros.

O homem estava certo!
De qualquer modo é sempre bom conversar com o médico, não é?
Mas conheci a Insulina vegetal, belamente "colada" na entrada do Estacionamento, em plena área central.
Viver é aprender!








E o Outono continua lindo!
Dias atrás, captei dias claros, frescos.
Hoje o tempo mudou completamente...
O frio chegou com uma chuvinha fraca, criando
 uma forte neblina durante o dia/noite, lembrando
bem aqueles filmes de terror.
Mas o cenário outonal voltará, com certeza!





















Bom finde a todos!

16 comentários:

  1. Puxa ,que legal! Vivendo e aprendendo! A planta é linda e nunca soube que esse trata da insulina! valeu! Como sempre, lindas fotos! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Vivendo e aprendendo mesmo Nadja!
    Para mim,parecia ser àquela planta que chamamos de jiboiá é muito
    parecida e também fica assim,mas essa é diferente,pois é uma planta
    que cura muitos males,mas sempre como você nos diz,consultar primeiro um médico.
    bjs e obrigada pela visita.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De perto é bem diferente Carmen Lúcia!
      Mas como disseram e li a respeito, soube da eficácia dessa planta medicinal.
      Mas sempre é bom consultar o médico em primeiro lugar.
      Eu é que agradeço a sua visita!

      Bjks

      Excluir
  3. Oi Nadja
    Muito interessante essa planta que pode auxiliar no tratamento de várias doenças e ainda produz essa cortina,parecem fios de barbante.Por aqui aquele friozinho de inverno em pleno outono,adoro esse tempinho.
    Beijos,boa tarde!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria!

      Interessante mesmo!
      Muito bonita, não é? Os cipós lembram barbante...
      Eu já não gosto do frio, amiga. Prefiro um pouco de calor. Rsrsrs

      Bjks

      Excluir
  4. Não conhecia a insulina...mas gostei desses olhares!
    Por aqui...a primavera fez florir nossas flores e o colorido está fantástico!
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem eu, Graça!
      E sempre passo aí, acredita?
      Ah, que beleza! Que seja bem vinda a Primavera em Portugal!

      Bjks

      Excluir
  5. Boa noite querida amiga ,muito linda essa planta medicinal e que ao mesmo tempo faz de cortina natural ,nesse Brasil imenso rico e fértil onde a natureza se destaca ,muito lindo a imagem da pedra da calçada que teve origem em Portugal em 1842 pelas mãos dos reclusos que fizeram um pavimento de pequenas pedras pretas e brancas, em ziguezague, na fortaleza e nos arredores do castelo de São Jorge,uma irreverência na época que fez sucesso até hoje ,muitos beijinhos querida amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Emanuel!
      Linda mesmo!
      Que interessante, amigo! Vou repassar a informação a um amigo.
      Obrigada pela partilha! Esas pedras são lindas!

      Bjks

      Excluir
  6. Realmente interessante essa planta, também não a conhecia. Lindas imagens do outono. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb não conhecia essa planta medicinal! Obrigada!

      Bjks

      Excluir
  7. Nadja, bom dia!
    Que maravilhosa
    postagem cheia
    de informações
    e imagens belas.
    Quanto a Vc por um uno meu nome,
    é pq meu nome artístico é
    Catiaho, uma junção de Catia Helena de
    Oliveira, para trabalhar na internet
    Cátia é muito comum, juntando a letra H do
    meu segundo nome é o O do sobrenome de
    sangue deu uma sonoridade
    boa, sem contar que não define se é
    masculino ou feminino. Com isso me
    livrei de pessoas mal intencionadas.
    Bjins
    Catiaho Alc.
    Obs.: meu filho trabalha com uma banda
    ai da sua cidade "Dona Zaíra"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Catia!
      Obrigada! Somos xarás, hein?
      Eu tb tenho Oliveira...Rsrsrs
      Fez bem, amiga! Boa decisão!
      Eu já não uso o Oliveira, prefiro o Prado.
      Verdade? Qual é o nome da banda?

      Bjks

      Excluir
    2. Boa noite, Catia!
      Obrigada! Somos xarás, hein?
      Eu tb tenho Oliveira...Rsrsrs
      Fez bem, amiga! Boa decisão!
      Eu já não uso o Oliveira, prefiro o Prado.
      Verdade? Qual é o nome da banda?

      Bjks

      Excluir
  8. Boa noite, Catia!
    Obrigada! Somos xarás, hein?
    Eu tb tenho Oliveira...Rsrsrs
    Fez bem, amiga! Boa decisão!
    Eu já não uso o Oliveira, prefiro o Prado.
    Verdade? Qual é o nome da banda?

    Bjks

    ResponderExcluir

"Abra teu coração ou eu arrombo a janela"

"Abra teu coração ou eu arrombo a janela"
Chico Buarque