Frase de amigo

"Repaginou o Blog. Repaginou a vida." - Silvio Afonso

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Morte

Photos by Nadja P.


Adeus


Nesta semana duas notícias me entristeceram.
 A primeira foi quando soube do falecimento do namorado de minha prima.
A segunda ocorreu quando nossa amiga e blogueira Lena, comunicou o falecimento de sua irmã.
Pessoas diferentes e das quais não conhecia pessoalmente, mas que tocaram meu coração.
 Morte, quem escapará do seu abraço?
Ninguém, pois TODOS viventes estão cônscios que irão morrer um dia.
Cada um na sua hora, mas é fato que não escapará  nenhum ser vivente.






Nem todo mundo gosta de falar neste assunto, a Morte.
Eu falo sem nenhum problema.
Porque é uma realidade latente que faz parte da vida, querendo ou não.
Penso: O que é pior?
Observar uma pessoa querida sofrendo terrivelmente em um leito de hospital ou vê-la no interior de uma urna funerária? 
O egoísmo nos levará a aceitar a primeira opção porque desejamos tê-la conosco, mesmo em sofrimento intenso.






Sim, por mais que a de cada um amenize sua tristeza, confesso que nada, nada poderá conter a dor da partida.





Jesus chorou também...
Quando soube da morte do seu amigo Lázaro, morto há quatro dias.
 E Ele não fez isso para impressionar outros, Jesus chorou porque tinha sentimento e prezava o grande amigo.
Aliás, essa é uma passagens bíblicas que mais admiro!
Imaginem a emoção dos presentes quando Jesus  ordenou : Lázaro, venha para fora!  
(João 11:41 a 44)
Ele não pediu, ordenou.
Porque tem o poder da Vida e Morte nas mãos.






Não importa quais sejam as doutrinas a esse respeito.
Todas caminham para esperança de vida eterna.






O próprio Jesus experimentou a morte física.
   A sua família provou desse sofrimento também. Especialmente a mulher que o gerou, Maria, sua mãe terrena.
Sim, a Morte atinge a todos, sem exceção.









Diante do lamento só restarão as lágrimas.
Depois virá a saudade, as recordações e a saudade novamente.
Quem cultiva bons sentimentos sabe muito bem que as boas lembranças é um dos piores desafios a lidar após a perda de um ente-querido ou amigo (a).
Nesta hora "dançam" imagens na mente, fatos que ocorreram e pelos quais foram vivenciados pela falecida (o) e por quem chora por ela (ele).
Mas como a Morte não é um ponto final, mas uma continuação da vida, apostemos no futuro!
Um futuro onde poderemos rever todos aqueles que amamos e que por um longo tempo deixamos de ver pessoalmente por conta da Morte.
Meus sentimentos a todos nós!
De algum modo experimentamos o sabor da Morte.

"Eu sou a Ressurreição e a Vida"

 Jesus Cristo

12 comentários:

  1. Bah, Nadja! Tocaste num assunto, que está muito presente na minha vida este ano, desde que perdi um grande amigo, em junho. Há anos, perdi meus avós, que foram pessoas muito amadas por mim e, por mais que eu lamente não os ter mais comigo, acho que a gente se conforma mais facilmente quando a morte vem em decorrência da velhice.
    O meu amigo não era um joooovem, tinha 60 anos, mas era cheio de vida e de planos e Leonardo e eu estávamos dentro de vários planos dele, tínhamos encontros marcados para almoçar e remar. Ele estava contando os dias para se aposentar. Foi um choque! Não tem UM dia que eu não pense nele tentando encontrar uma resposta. A esposa dele está sofrendo muito e eu sofro com o meu sofrimento e o dela mas, tento não demonstrar e ajudá-la como posso.
    Com isso, venho pensando muito sobre a morte e tocaste em dois que se fundem mas que também são pontos distintos, no meu ver. Um é a superação da perda e o outro, é quando a pessoa está doente, sofrendo e não queremos que ela parta. Isto também está presente na minha vida este ano pois, o meu sogro está internado numa clínica desde janeiro, com alzheimer. Ele não caminha, não fala, não reconhece ninguém, pouco interage. Leonardo sabe que o pai não gostaria de estar nestas condições, que preferia morrer logo, como a maioria das pessoas pensa. Já a irmã dele não se conforma e não aceita que outras pessoas não fiquem chorando e rezando o tempo todo, como ela faz. É um duplo sofrimento na família.
    Domingo assisti a entrevista do pedro Bial com a Beth Farias e lá pelas tantas, ele comentou que estava num jantar com amigos e quando ele tocou no assunto morte, fez-se um silêncio... realmente, muita gente evita tocar neste assunto.
    Muito legal a tua postagem!
    Meus sentimentos à tua prima! Já transmiti meu pesar para a Lena, no blog dela.
    Bjinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tiane!

      Sim, quando a gente está mais ou menos preparada, não e´?
      Mas quando a partida é abrupta a dor é maior.
      Seu amigo era jovem de espírito, amiga! Uma grande perda, não é? Que ele descanse em paz!
      Mal de Alzheimer, que doença maldita, Tiane!
      Tenho uma pessoa da família que está com uma doença semelhante a essa. Triste, muito triste, viu?
      A família fica praticamente sem saber o que fazer, agir. É preciso muita paciência e amor.
      É o que essas pessoas mais precisarão nesta hora difícil.
      Olha, as pessoas evitam falar de um monte de coisas importantes, por outro lado, sentem livres de comentar a respeito de assuntos fúteis.
      Sinceramente não entendo essa gente, viu?
      Obrigada e fique com Deus!

      Bjks

      Excluir
  2. Belíssima postagem que nos faz questionar e encarar a morte como algo que é natural ,sinceramente querida amiga serei egoísta ,pois não gosto da palavra morte ,embora saiba que todos iremos partir e acreditar que existe vida para além da morte ,mas sempre existe um mas ,talvez por ela me ter marcado muito cedo na vida infelizmente ,muitos beijinhos no coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Emanuel!
      Não há outro jeito, não é?
      Sim, ninguém deseja morrer mesmo sabendo que existe algo melhor.
      Eu temo a dor, a dependência.
      Sim e você tem todo direito de pensar assim, amigo!

      Bjks

      Excluir
  3. Oi Nadjá tu és uma pessoa muito querida, sempre levantando meu astral qdo preciso.
    Um dia quem sabe antes da nossa morada final a gente possa se encontrar, para pelo menos um abraço gostoso.

    Adrei sua postagem , sem dúvida a morte faz parte de todos nós, eu já perdi o medo ...tenho apenas dó de deixar esse mundão de Deus.
    Minha irmã estava sofrendo muitoooo, e junto a família.

    Qdo minha mãe se foi , ela nem pode ir ao velório.
    Só sei que a família Lima está crescendo do outro lado.

    em dois anos e sete meses se foram para o andar de cima meu irmão
    minha mamis
    e a mana
    ...todos com cancêr.
    Obrigada pelo carinho sempre!

    e Viva a vida! bjsssssssss



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente ainda irá se encontrar antes de nossa partida, Lena!
      E vamos nos divertir muito, tenha certeza!
      Muito triste essas partidas na família. Fica um vácuo que nunca será preenchido.
      Puxa, grandes perdas, hein? A única coisa que tenho a dizer é que você tenha fé!
      Deus é amor. Embora alguns dos seus caminhos sejam um tanto estranhos para nós.
      Viva a Vida!

      Bjks

      Excluir
  4. Olhares lindos!!!
    Falar de morte é bem difícil e senti-la perto de nós ... para mim é angustiante!!!
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Gracinha!
      Não é um assunto que digerimos bem.
      Mas é uma realidade, não é?

      Bjks

      Excluir
  5. Boa noite Nadja, que grande artigo tratado como sempre com a sua elevada inteligência.
    Gostei da passagem bíblica que citou que diz bem da bondade de Jesus, que sendo de condição divina vivia com compaixão a sua vida humana.
    A morte um estádio da vida. Não um fim, mas um recomeço como no domingo passado no funeral de meu tio e Padrinho uma amiga me disse.
    Um grande beijinho.
    Ailime

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Ailime!
      Obrigada amiga, você é muito gentil!
      Puxa, você tb perdeu um ente-querido?
      Mas como disse, a morte é um recomeço.
      Eu tb creio nisso.

      Bjks

      Excluir
  6. Pois é minha querida amiga. Falar da morte, é falar da saudade que os que ficam passam a viver.
    Voce disse tudo ao usar a palavra egoísta para refletir sobre nosso sofrimento diante da morte.
    Convivi desde cedo com a morte de pessoas proximas familiares e sei bem deste desejo egoísta, que
    temos.
    Deveríamos falar da morte sem este medo, esta angústia da perda.
    O problema é que sempre pensamos que ainda é cedo, muito cedo, como se tivéssemos controle do tempo
    de vida. O que realmente maltrata são as morte violentas e acidentais, que nos fazem crer, que foi
    antes da hora. Eu prefiro crer, que temos nosso tempo e não sabemos dele, mas que está determinado.
    Numa canção de Raul Seixas ele questiona como seria o dia de sua morte, num verso ele se indigna em
    pensar na sua morte num dia de Sol devido um escorregão idiota batendo a cabeça no meio fio da rua.
    É assim a morte para nós tem sempre uma desculpa que nos faz questionar.
    Que a vida nos sorria e que saibamos viver bem este intervalo.
    Deus esteja conosco e nós com Ele.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Toninho, cada um tem seu dia, a sua hora.
      Mas nunca estamos preparados para ir, não é? Seja de qq maneira.
      Quando cliquei essas esculturas belíssimas no cemitério de minha cidade, um dos mais importantes do Brasil, vi muitas fotografias nos jazigos e a cada imagem, eu pensava: Que criança linda! Que moça bonita! Que rapaz bonito!
      Quanta gente se foi, não é? Minha mãe, meus familiares, amigos, vizinhos...
      Enfim, ninguém vive para sempre na Terra!
      Sei que é uma passagem, mas nunca estarei plenamente preparada.
      Que a vida nos sorria, amigo! Viva a Vida!
      Paz e Luz aos que partiram.

      Bjks

      Excluir

"Abra teu coração ou eu arrombo a janela"

"Abra teu coração ou eu arrombo a janela"
Chico Buarque